quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Vais ou Ficas...

O PSD de Baião mais uma vez aparece em letras gordas na imprensa local e nacional pelas piores razões. O seu presidente da Comissão Política e único Vereador eleito nas últimas eleições locais decide fazer uso da lei para suportar as suas viagens de Inglaterra até Baião para participar nas reuniões da vereação municipal. Nada que a Lei não o permita, mas mandava o bom senso, o sentido de ética política que a tal o senhor vereador e ainda presidente da CPC do PSD não se dispusesse a tal situação.

Pessoalmente, lamento que o senhor vereador se tenha sujeitado a tal hipótese, que  a ocorrer lhe retiraria toda a liberdade e capacidade de intervenção política na Câmara Municipal de Baião. Aliás, aquando dos resultados tão vergonhosos do PSD nestas últimas eleições considerei que nenhum membro destacado do PSD tinha condições para continuar a liderar o PSD em Baião. Inclusive, penso e pensava que o próprio Luís Sousa devia ter apresentado a sua demissão de Presidente da C.P.C. de Baião e renunciar ao mandato de vereador. Pois, na altura já considerava que não tinha condições para continuar a exercer o cargo.

O comunicado da Distrital do PSD a circular pelos media e redes sociais a ameaçar o senhor Vereador Luís Sousa com a intenção de retirada confiança política, só veio demonstrar como o PSD a nível Distrital e a nível local é tão mal governado e liderado. Na verdade, o PSD Distrital é liderado por um grupo de pessoas menores, sem representatividade na sociedade, na cultura e na economia do distrito do Porto. Personalidades ligadas a tribos que se instalaram no PSD local e Distrital e a partir daí dominam a máquina e condicionam as escolhas para deputados, gestores do estado, directores regionais, etc. Uma oligarquia de clientelas que em nada representam o bem comum e os interesses da nossa Pátria.

Em Baião, torna-se urgente refundar o PSD de uma ponta a outra. Abrir o partido a novas gentes, novas personalidades, novos valores. O PSD é um partido com 40 ou 60 militantes activos e pouco mais. Uma Comissão Política Concelhia que nunca o foi e nunca teve possibilidade de o ser. Culpa do seu presidente Luís Silva, que reunia a CPC para aprovar e sufragar as decisões que se tomavam num grupo restrito, do qual faziam parte Nuno Sá Costa, Gil Rocha e Fatima Azevedo. Uma espécie de CPC sombra e nada democrática.

A Comissão Política Concelhia foi assim um braço de interesses, de ocupação de posições, de lideranças pessoais e clientelares. Partilhadas entre os boys e as tristes "criancinhas" da juventude social democrata de Baião que ocupava alguns lugares na CPC. Mas de onde não vinha, nem nunca veio uma ideia e uma acção. Tirando a posição sempre critica do actual presidente de freguesia do Grilo e de mim próprio. O resto era muito pouco ou nada relevante.

A forma como esta CPC (restrita) organizou e definiu a estratégia eleitoral e a composição das listas é demonstrativa da miséria dos interesses que contaminam e asfixiam a democracia em Baião e no interior do PSD local com ramificações até à Direcção Distrital e Assembleia Distrital. Esses interesses passam obviamente por lugares que algumas pessoas ocuparam na área da saúde, na assembleia da república.

O PSD encontra-se sem alternativa, sem liderança, sem capacidade de renovação. Quando muitos daqueles que acusaram a anterior lider e presidente de câmara Dr Emília Silva, de única culpada pela pouca representatividade do PSD em Baião. Foram, aqueles que exactamente durante estes anos lideraram o PSD e em nada acrescentaram em termos de valor social, técnico e cultural.

O Dr Nuno Sá Costa e seus companheiros do PSD, forjados na pequena jota local e com ramificações à jota distrital nada acrescentaram ao PSD. Pelo contrário, são os únicos culpados pela queda de popularidade e de influência do PSD no concelho de Baião. É o próprio Nuno Sá Costa que lidera o partido a partir dos seus lacaios que oriundos da jota espreitam um qualquer lugar na esfera do partido ou do estado. Aliás, o Dr Nuno Sá Costa é o genuíno produto dessa jota clientelar e aparelhística.

Aliás, o único responsável pela actual derrota do PSD nestas últimas eleições é o Dr Nuno Sá Costa, o Dr Gil Rocha e a Dr Fátima Azevedo. Todos eles com interesses na esfera do PSD local e distrital e com familiares bem colocados nos "tachos" que o partido vai distribuindo por aqueles que servem as cliques partidárias e os seus directórios.

Para esta gente, o partido é muito mais importante que a terra e as pessoas que deviam servir e as quais dizem representar nas Assembleias e Vereações. Contudo, é o partido que os alimenta e lhes dá o "pão nosso de cada día".






Sem comentários: