terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Pensar Arouca. Continuidades e Descontinuidades!



 Image result for aroucaPerante o fim de mais um mandato dos governos locais, começam a surgir os primeiros sinais de novas candidaturas. daqui a uns meses vamos novamente eleger os nossos representantes dos governos locais (Vereação de Câmara e Assembleia Municipal) e Juntas de Freguesia para mais um mandato de quatro anos.

Pode parecer estranho mas não deixa de ser legitimo que um filho natural de Arouca venha aqui e agora falar dos candidatos à governação da sua terra de origem - Arouca.

Tenho acompanhado a vida política arouquense de uma forma tranquila e despreocupada no que se refere aos partidos locais, aos movimentos cívicos que por lá aparecem e vão dando prova de vida, bem como a dinâmica cultural e cientifica que se vai desenvolvendo.

Esta semana ficamos a saber que o PSD local apresentou o Sr Fernando Mendes, empresário de Arouca, actual presidente da União de Juntas de Arouca e Burgo a candidato a Presidente para a Câmara Municipal de Arouca. Esta apresentação contou com o apoio presencial do Presidente Nacional do PSD Dr Pedro Passos Coelho.

Numa Vila e Concelho que foram e ainda são dominados por uma maioria absoluta do PS na Câmara Municipal (Vereação), com a saída do actual Presidente Engº Artur Neves, que espaço terá o PSD para se afirmar numa candidatura que é o prolongamento do aparelho e dos mesmos homens que controlam o PSD durante as duas últimas décadas. Porque esta Candidatura não trás nada de novo a não ser a energia, a capacidade de trabalho e a dedicação do meu amigo Fernando Mendes.

Com esta lógica política o PSD não faz rupturas, não cria novas sinergias, não implementou mudanças de liderança capazes de levantar uma candidatura para uma vitória nestas próximas eleições. Neste cenário político o PS do Eng.º Artur Neves e António Tavares podem estar mais tranquilos porque não parece que esteja construída uma alternativa capaz de retirar o PS da liderança local.

Infelizmente, o PSD continua com os mesmos protagonistas e não se acredita que possam surgir mudanças substantivas capazes de elevar o PSD para um resultado digno.

Contudo ainda falta muito tempo! O PS ainda não apresentou o seu candidato. Fala-se em Margarida Belém, a actual vice do Eng. Artur Neves. Uma escolha natural mas com algumas fragilidades. Não se conhece à Margarida Belém uma história de combate político e de liderança. Uma coisa é o trabalho como vereadora e vice na sombra do actual Presidente Artur Neves.Mas outra, é a liderança e a capacidade combativa que se lhe não reconhece. Contudo a Margarida Belém pelo que tem feito merece esse voto de confiança.

O CDS.PP também ainda não apresentou a sua candidatura. Nos últimos anos tem sido um partido com uma presença forte no governo local, particularmente na Assembleia Municipal.

O PCP também será mais activo e tem feito algum trabalho de organização e de sensibilização na defesa do ambiente, do património, da economia e do trabalho.

E por último, qual o papel dos independentes nestas eleições! Será que vão novamente reaparecer! Se assim acontecer, espera-se que o façam com mais força social, com mais participação, com mais cidadania activa, com mais renovação, com mais programas e com mais Arouca!

Avizinha-se uns meses de grande dinâmica na organização das listas, dos programas e das estratégias. Arouca merece um bom debate político capaz de olhar de frente para os seus problemas, discutindo, problematizando de forma a consolidar programas alternativos que possam desbloquear os seus atrasos e que possa acima de tudo sonhar com novos tempos.

Sem comentários: