quinta-feira, 26 de julho de 2012

AROUCA XXI - UM PLANO, UM PROGRAMA E UMA ESTRATÉGIA

Com a minha apresentação publica de disponibilidade para Candidato a Presidente de Câmara de Arouca nas próximas eleições de 2013 nas listas do PSD, colocou-se a necessidade de abrir um espaço de debate aberto e transversal a todos e a todas as pessoas e instituições que se localizem em Arouca ou na sua Área Metropolitana. Com a nossa Candidatura queremos abrir um espaço de convergência de valores, de gerações, de conhecimentos, de práticas, de saberes que possam criar sinergia em prol da qualidade de vida para todos.


Pensar Arouca no século XXI vai ser um forum de troca de ideias sobre Arouca. Congregando arouquenses e amigos de Arouca que de forma aberta e desinteressada participam na construção de um plano, um programa e uma estratégia para o desenvolvimento integrado do nosso concelho. É necessário abrir o debate sobre o que queremos para Arouca XXI. Organizar foruns de debate e de troca de ideias, escutar as populações sobre as suas aspirações e necessidades. 

Dar a palavra ao Povo valorizando a cidadania activa e de proximidade. Escutar as pessoas nos seus lugares de trabalho, de residencia e de vida. Trabalhar com as mulheres e com os homens dos nossos lugares em prol de uma ideia de desenvolvimento local.Discutir com os lideres das associações locais programas sustentados de intervenção e de programação social, cultural e desportiva em projectos de pequena escala.

Implementar estratégias de formação-acção nas áreas do ambiente, nos serviços sociais de proximidade, nas áreas do património e da cultura, e da auto-construção e do turismo sustentável. Fomentar encontros que possibilitem a transferencia de conhecimentos e de competencias nas àreas que são os pilares do desenvolvimento social, cultural e económico de Arouca. Fomentar a criação de centros locais e regionais de investigação-acção para a introdução de tecnologias de baixo custo e amigas do ambiente.

Assumir uma candidatura aberta e solidária com todos aqueles que vivem em situação precária na habitação, na saude, na educação-formação, na velhice, no lazer e no emprego. Propiciar e aplicar estratégias criativas em prol de um projecto colectivo que resolva as questões sociais e territoriais mais complexas e erradicar alguns dos dramas sociais que afetam infelizmente alguma população residente em Arouca.

Valorizar os processos participativos nos projectos e programas que se venham a implementar, independentemente das áreas temáticas (ambiente, urbanismo, ordenamento do território, educação e turismo, etc.) de forma a que todos possam dar a sua opinião e participem no processo de forma aberta e independente. Reconhecendo o papel importante das mulheres e dos jovens nas sociedades actuais, mas que infelizmente são muitas vezes excluidos dos processos participativos. Desejamos que as mulheres e os jovens se envolvam na vida publica. O nosso reconhecimento pelo trabalho social que as IPSS do nosso concelho têm desenvolvido em prol dos mais necessitados, crianças, jovens, homens ou mulheres. Essencialmente o trabalho desenvolvido com os nossos idosos. Necessário valorizar e reforçar este trabalho independente, de forma a dar-lhe meios humanos e recursos materiais para aprofundar a sua acção em prol da equidade e da solidariedade.

Aprofundar a prestação de serviços sociais em especial para os grupos e comunidades desfavorecidas. Rentabilizando e racionalizando os meios e os recursos disponiveis. Elaborar um programa para a mobilidade intra-concelhia, de forma a democratizar e a irradicar a exclusão social dos que estão mais desfavorecidos e afastados dos centros urbanos e das infra-estruturas públicas. Pensar uma rede de transportes publicos económicos. Elaborar um plano de água de abastecimento público de qualidade, capaz de servir toda a comunidade arouquense, associando custos e beneficios. Pensar um serviço sustentavel e ecológico de saneamento e de tratamento de residuos urbanos e domésticos. Em programas de macro-economia, envolvendo os parceiros regionais e os fundos comunitários.

Pensar uma forma económicamente sustentável de introduzir tecnologias ecologicamente racionais na conservação de infra-estruturas, incluindo caminhos, estradas, ruas, parques e espaços abertos. A necessidade de se utilizar mecanismos de planificação que permitam uma utilização útil a fim de reduzir os efeitos negativos sobre os recursos biológicos e ambientais, por exemplo os bosques, o planalto da serra da Freita, o rio Paiva e Caima, o vale deo Arda, as terras agricolas de qualidade, etc.  

Implementar um programa de planificação urbana amigo do ambiente e económicamente sustentável. Capaz de valorizar a vida em comunidade e o amor à terra, ao lugar e à rua. Lugares urbanos seguros, belos e ambientalmente sustentaveis. Elaborar uma politica global de programação urbana, de forma a dotar o nosso concelho de centralidades urbanas, com vida económica e serviços e infra-estruturas publicas e privadas. Dando desta forma resposta às necessidades dos seus moradores, no que diz respeito à habitação,  à saude, à educação, ao emprego e ao ócio. Dando origem a núcleos urbanos sustentaveis e inclusivos. Melhorando a vida dos residentes locais.

Em sintese, este FORUM AROUCA XXI vai permitir PENSAR AROUCA, em todas as vertentes e possibilitar que cada um de vós possa dar o seu contributo para a elaboração de uma Carta Governativa para Arouca nos próximos 8 a 10 anos. Identificando nichos e construindo programas capazes de mobilizar os meios e os recursos para desenvolver Arouca.

Sem comentários: