A
doçaria conventual de Arouca tem sido elemento constante da comensalidade e da
mesa de muitas gerações de arouquenses, que na sua terra ou lá longe da terra,
estabelecem uma ligação uterina com as sua origens. Os doces conventuais são
presença indispensável nas cerimónias religiosas e nas festividades familiares,
construindo em seu torno uma fina teia de ligações afectivas e culturais entre
todos os arouquenses.
A sua delicada apresentação, com
formas geométricas mais ou menos puras, com
texturas fortes, a cor branca é dominadora na forma subtil como envolve
conteúdos e segredos do seu fabrico artesanal. Uma verdadeira obra de arte,
pintada a branco e amarelo. Quando apresentados em mesa são de uma beleza
monumental. Associando três elementos fundamentais a pureza, a simplicidade, e
o bom gosto.
Toda a obra de arte tem um autor. A
doçaria conventual de Arouca também é obra de autor. O seu nome é conhecido por
todos aqueles que amam a arte e a beleza da mesa. Como todo o artista também o
Manuel Bastos teve o seu mestre. Que lhe ensinou a pegar na massa com as mãos e
a construir doces, doces conventuais segundo uma tradição que as mãos sábias de
uma mulher do povo soube guardar e transmitir.
Um homem de barbas pretas e fartas,
de barriga bem feita, com mãos fortes e delicadas desenha obras de arte em
açúcar, farinha e ovos. Sempre atento ao mundo, ao seu mundo – a sua terra. Com
uma personalidade afavel, dialogante, mas crítica perante a vida e o mundo. Um
verdadeiro filósofo da mesa na forma como trata o humano.
Uma arte efémera que estabelece relações analógicas com a biologia e a
natureza. Estamos perante uma actividade artística de dimensão estética
erudita, porque associa a simplicidade da forma estética à complexidade do seu
fabrico artesanal. Uma arte de esculturas em miniatura, produto de uma tradição
doçeira que mergulha nos grossos silêncios do passado histórico da vila
monástica de Arouca. Uma arte de segredos e mistérios em função de um tempo
mítico e fundador.
Casa do Souto (Douro) aos 19 de
Abril de 2004
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