segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Baião. Uma Terra, Um Santo, Uma Festa

A Vila de Baião em Festa. Festeja-se o padroeiro S. Bartolomeu.As ruas estão bonitas, preparadas a rigor como manda a tradição. A ornamentação recebe os forasteiros e os foliões a preceito. As tascas, os cafés, os restaurante apinham-se de homens, mulheres e crianças. O Café Guedes veste-se a rigor com o seu staff. Mulheres bonitas e modernas ocupam as mesas da esplanada, os doces apetitosos espreitam das vitrines. Gulosos esperam pelos pantagruélicos estômagos.As musicas das concertinas em bandos animam as ruas e as entradas dos cafés da Vila.

Bandos de foliões que sobem e descem a Vila numa romaria incessante. Por entre as ruas, as pessoas, falam, beijam-se, distribuem olhares e falares. São dali ou daqui. Unidos por um Santo, uma Terra e uma Festa.

As farturas também lá estão. O artesanato também. As bengalas de Gestaçô dão aquele ar queirosiano à festa. A modernidade aparece no interior de um cubo que dá pelo nome de Posto de Turismo com a arte moderna de dois artistas.

Estes dias são de abundância, de extravagância, de ruptura e de festança. Ninguém falta à festa do santo. Penso que o Santo não se importaria muito com isso. Mas as pessoas não lhe perdoavam essa ausência.

Os concertos para variados gostos. desde a musica mais pimba ao clássico. As tradicionais bandas do concelho. Que são antigas e nobres na arte de solfejar. A Banda de Ancede a rivalizar em despiques com as outras bandas da região.

Os homens bons com as suas ricas donas. Ocupam as cadeiras da frente. O Povo como manda a tradição faz o acompanhamento e o fecho da festa.

O Senhor Padre vestido a preceito também nunca falta. Do alto da sua toga ministra os santos oficios. Define a moral e a pastoral na terra. Do seu munus lá determina quem vai para os céus ou para os infernos.E lembra como S. Bartolomeu matou a besta com a sua espada.Esta luta eterna entre o bem e o mal.

Mas quando a festa se acaba. Os foliões regressam às suas casas, à sua vidinha e lá esperam pela próxima romaria. As ruas despedem-se. Ficam tristes e vazias. Os cafés lá voltam à sua monotonia. As luzes apagam-se e encerram-se os palcos.

Nem a politica parece animar a Terra. os actores são menores e irrelevantes. O Santo Bartolomeu é mais forte, milagreiro e em caso de desgraça o povo bem pode sempre contar com ele.Pagam a promessa e mandam os políticos à  fava.


Sem comentários: