domingo, 15 de janeiro de 2012

Eleições PSD de Baião

Dia 13, sexta-feira. Um dia como qualquer outro, com a diferença de que nesse dia aconteceram coisas muito importantes para a vida interna de um partido, neste caso o PSD da secção de Baião, e consequentemente para a vida política do concelho de Baião.

Uma nova liderança, para liderar o rumo do PSD em prol do desenvolvimento do concelho de Baião. Com a eleição desta nova Comissão Política liderada pelo companheiro Luís Sousa está criada uma grande expectativa. Tendo em conta a qualidade do seu líder e dos restantes membros que o acompanham nesta nova fase da história do PSD local.

Baião reage a esta eleição com muita esperança e confiança. A nossa tarefa é difícil e complexa. Temos que organizar o partido, reunir as pessoas certas para os lugares certos. Encontrar um rumo que devolva a confiança e a alegria aos baionenses. Corrigir os erros desta liderança socialista que levou a nossa vila e o nosso concelho para uma situação de empobrecimento e desânimo.

Acabar com esta cumplicidade entre eleitos e representantes, onde a unanimidade, a cumplicidade, o medo e a irresponsabilidade dos eleitos levaram mesmo um dos máximos representantes do governo local socialista a afirmar que não «havia oposição, e que essa situação era  a causa de muita asneira na governação». Assim, sendo, o PS que governa Baião pode a partir de agora contar com um PSD adulto, livre, independente, responsável e inteligente na forma e na acção política.

A nossa actuação deve ser de responsabilidade, de compromisso, de programar o futuro e o presente de todos aqueles que vivem ou querem viver e trabalhar em Baião. Não podemos ceder a populismos facéis, a intrigas baixas, a jogadas mediocres que assentam na difamação e na arruaça politiqueira. Este PSD não se deve pautar e não se vai pautar por essa forma de estar na vida pública. Mas, este PSD não deve ter medo e não vai ter medo de dar a cara por Baião. Defendendo de forma absoluta os interesses da nossa Terra e da Nosso Concelho. Com frontalidade, com civismo, com elegância e acima de tudo com honestidade política, devemos apresentar as nossas ideias, as nossas proposta e os nossos programas em beneficio das pessoas, sejam eles homens ou mulheres, sejam eles velhos ou novos.

Não se deve pactuar com atitudes demagógicas, polulistas que servem somente os seus lideres, que através dos dinheiros do povo de Baião se projectam nos media, pagando a quem os serve mordomias em restaurantes e com mimos e prendas.

O PSD agora eleito tem muito trabalho pela frente. E acreditem que não é só a ideia de ganhar as eleições locais. Essa é a tarefa mais fácil e a menos complexa.

O grande desafio é mudar o rumo de pobreza e de envelhecimento do nosso concelho, evitar a fuga dos mais novos para fora do concelho, o encerramento de casas comercais, e pequenas e medias empresas de construção e agricolas. O nosso maior desafio é devolver a Baião a qualidade de vida que já tivemos e fomos perdendo durante estes 6 anos de governo socialista.

Nestes últimos seis anos. Gastamos muito e muito mal. Fechamos serviços e instituições de interesse público e social. Destruimos as Piscinas de Campelo, uma obra de grande qualidade social e cultural. Que prestava um serviço de lazer para toda a comunidade e em particular para os jovens que tinham aí um local de interacção social e cultural. Fechamos a Casa de Chavães e a Pousada da Juventude. Um espaço que dinamizava o comércio local e dava à Vila de Baião outra escala e outra dimensão social. Fechamos o Parque de Campismo do Fojo. Abandonamos toda uma politica de concentração e de qualificação urbana na Vila de Baião.

E gastamos. Gastamos muito em publicidade, em propaganda e na promoção do seu líder e actual presidente de Câmara.

O PSD de Baião tem uma tarefa dura para devolver a Baião a sua dignidade e o seu caminho de progresso. Não será fácil com uma autarquia endividada, com compromissos perante a banca, com responsabilidades sociais que assumiu, ao dar emprego sem regra de sem sustentabilidade. Nesta gestão tudo foi e é feito de forma a aparecer ser aquilo que não é.

A mentira, a demagogia e o desperdicio são a regra e o modelo. Estes são os grandes desafios deste PSD agora eleito, e responsável por encontrar um novo rumo para Baião

Sem comentários: