terça-feira, 27 de maio de 2014

GAME OVER...



São oito horas e quarenta e seis minutos. Escrevo logo pela manhã com uma sensação de fim de alguma coisa. Está um dia de sol e de luz atlântica. O mar é já alí...As gaivotas ainda não apareceram. Um silêncio profundo invade todo o espaço onde me encontro.

Espaço, silêncio e sol com luz. A Europa foi a votos. Muitos votos nem por isso. Os europeus decidiram não exercer o seu direito de voto. Aliás, o direito de não votar é um direito que todos temos consagrados na nossa Carta Constitucional.

Os políticos dos partidos do chamado arco governativo estão ainda em estado de choque. Perderam votos, perderam votantes e influência na vida política europeia. O Povo já não os quer. Mas eles teimosamente teimam em impor o mesmo figurino, o mesmo programa e as mesmas almas.

Contudo na noite eleitoral todos cantaram vitória. Claro que uns mais que outros. Mas todos estavam satisfeitos com os resultados. Até porque ninguém perdeu. E ninguém ganhou.

Se houvesse um vencedor seria a abstenção...mas essa não conta para a contagem. Pois, ainda não elege deputados nem decide as governações.

Em Portugal. O PSD continua a ser controlado por um aparelho de gente neoliberal e pouco recomendável. O PS está cada vez mais inseguro. O Bloco de Esquerda mergulhou numa espécie de coma induzido. A CDU mais estruturante e consequente mantém a sua trajectória política retirando dividendos da crise, da governação neoliberal, do descontentamento, da situação complexa que o país atravessa. Coerente com o seu programa e com a sua liderança.

Europa Game Over!..
Portugal  over!.. Sem euros para distribuir a Europa é um espaço político sem sentido e sem futuro. Infelizmente, os lideres europeus transformaram a Europa numa espécie de grande casino. A partir do qual se distribuíam fichas que davam acesso a cheques chorudos para distribuir sem nexo e sem sentido pelos povos a troco da sua soberania.

Game Over!..

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro amigo Sr. Professor R. Matos,
Em primeiro Lugar, receba um abraço muito cordial extensivo a toda a sua família.
Em segundo lugar, para lhe dizer que a abstenção verificada nas eleições para o Parlamento Europeu realizadas no passado domingo foi sem dúvida muito elevada, mas é necessário saber e compreender a razão que levou a larga maioria do nosso povo a não ir votar.
Na minha modesta opinião, uma das várias causas que deu origem à elevadíssima abstenção no passado domingo, é o resultado das desgraçadas políticas nacionais e europeia praticada pela classe política e dos partidos políticos que nos governam desde 1976.
Quanto à CDU, devo – lhe dizer que em relação às europeias de 2009 recolheu no presente ato eleitoral mais 35 mil votos, o que significa que apesar de todo o anti comunismo vomitado contra esta coligação pela comunicação social, pelos escrivas e comentadores de serviço do grande capital, mesmo assim avançou significativamente.
A.Gomes

Fernando Matos Rodrigues disse...

Caro amigo Gomes, sem duvida que o contexto actual de profunda crise económica e política deu origem a uma elevada frustração colectiva nos Estados Europeus e a uma elevado indiferença cívica. Contudo, as causas são mais profundas e estruturais. Não resolvemos os problemas arcaicos de uma estrutura mental que continua presa às emoções primárias e às determinações arcaicas de um mundo irracional e pré-moderno. Abraço amigo