segunda-feira, 7 de outubro de 2013

PSD em Baião: da tragédia anunciada à glorificação dos derrotados....



As eleições de 29 de Setembro vão a partir do dia 30 de Setembro funcionar como um marco de viragem entre um PSD que trazia associado a sí todo um património de gestão autárquica de valor acrescentado, nas lideranças do Senhor Abel Ribeiro e da Drª Emília Silva e um PSD depois dos resultados de 30 de Setembro de 2013.

A situação em que se encontra o PSD de Baião é tão grave que só de pensar no assunto nos deixa em estado de grande perplexidade. Os resultados foram tão maus, tão maus que nos devem deixar a todos a pensar sobre a forma como este partido tem sido governado por um conjunto de militantes que sempre estiveram à espreita de uma oportunidade para ocuparem o poder.

Com a saída da antiga presidente de Câmara Social Democrata, Drª Emília Silva, estas pessoas que conduziram o PSD para este resultado vergonhoso e desta maneira histórico, apressaram-se a escrever e a posicionar as suas peças para assaltar a liderança do PSD local. Já ninguém se lembra da entrevista de um dos jovens turcos no Jornal O Tâmega, em que criticava violentamente a antiga lider do PSD e presidente de Câmara de Baião durante 12 anos de grande governação.

Com o vazio de poder no PSD após a saída da sua antiga líder o PSD fragmenta-se e divide-se em dois grupos: de um lado os jotinhas do PSD local, com ramificações a Marco António Costa, na altura Presidente da Distrital do PSD; e um grupo sintonizado na defesa da antiga Presidente Drª Emília Silva, e na obra que durante doze anos foi construindo por todo o concelho de Baião.

Nas primeiras eleições para a Comissão Política Concelhia aparece uma lista liderada pelo Drº Nuno Sá Costa (ex-jota) e conotado com o aparelho distrital. Nesta lista que foi única às eleições para a CPC do PSD, estavam associados alguns dos pequenos empreiteiros do concelho e que mantinham relações profissionais com alguns dos dirigentes distritais, como eram o caso de Paulo Portela e outros. O candidato Sá Costa apoiado por esta gente vai agrupar em seu redor a juventude do PSD e alguns dos críticos da gestão da antiga presidente de Câmara. Claro, que não vou aqui explicar esses motivos mas um dia quem sabe.

Entretanto, organizava-se uma alternativa que se identificava com a gestão da Presidente Emília Silva e que tinha estado muito ligado ao seu mandato. Liderada pelo Senhor Carlos Pinheiro, organiza-se uma lista que se candidata à Mesa da Assembleia Geral do PSD de Baião. Ganhando as eleições. É em torno dessa vitória e desses militantes maiores que se vai organizar uma alternativa que valorize a obra realizada pela antiga Presidente de Câmara e possa defender esse legado.

Contrariamente, o grupo liderado por Nuno Sá Costa e amigos recusam o legado da Dr Emília Silva e em jornais da terra e da região afrontam mesmo esse património. Acontecendo mesmo o improvável dos improvavéis. Tecem elogios ao actual e grande vencedor destas eleições Dr.ºJosé Luís Carneiro, numa forma de cortar com o passado. Uma espécie de complexo psicológico da política. Matar simbolicamente a mãe e apresentarem-se como os grandes políticos da terra.

O resultado foi deveras inconsequente. Não se afirmaram politicamente na terra e afastaram-se do apoio e do património da Dr.ª Emília Silva. Património político esse importantíssimo na afirmação de uma alternativa ao PS local do actual presidente de câmara.

Consequências deste acto impensado e desleal para com a antiga presidente de câmara. Duas derrotas consecutivas, a destruição do património adquirido pela Dr Emília Silva, perda sistemática de juntas de freguesia e de eleitores, perda de mandatos na Assembleia Municipal e descida de três vereadores para um vereador actual na câmara municipal.

Mais grave, um afastamento dos dirigentes do PSD actual das populações locais e das instituições. O PSD deixou de ser um partido relevante na sociedade, na cultura, no desporto, na educação e na solidariedade aos mais necessitados.

O PSD pós Dr Emília Silva é um partido de jovens sem valor e sem dimensão cultural e social relevante. Vive e viveu à sombra do património que a antiga presidente construiu mas não lhe quer reconhecer esse mérito e esse valor no contexto local.Aqueles que hoje, e ontem ocuparam os lugares cimeiros nas listas nunca foram incluídos nos lugares de topo na gestão da antiga presidente.

Mas, podemos colocar esta questão. Como é que eles chegam ao poder?

Muito simples, com o afastamento da anterior equipa o vazio acontecesse e o desânimo também. Era o momento ideal para esta gente menor ocupar os lugares de decisão local. Aliados dos caciques distritais (Marco António Costa, Aguiar Branco, Virgilio Macedo, Luís Filipe Meneses, etc.) ganham eleições para a Comissão Política do PSD de Baião e podem definir pela primeira vez os candidatos à Câmara e Assembleia Municipal de Baião. Neste concerto de interesses e amigos, aparece a figura insegura e contraditória do Senhor Engº Carlos Póvoas e do Dr Nuno Sá Costa, apadrinhada pelo ilustre Dr Aguiar Branco.

Resultado o PSD desce e desce muito. Como não bastasse, o PSD vai de novo insistir na mesma receita. Coloca o Enf,º Luís Sousa a candidato à câmara e o Dr Adriano para a Assembleia. Uma tragédia para o PSD de Baião que perde em toda a linha e transforma-se num partido irrelevante em Baião. Neste cenário trágico e de verdadeira comédia, o PSD perde as suas juntas de freguesia mais emblemáticas: Campelo e Gove.

O PSD transforma-se assim num partido menor, com gente menor que faz da política uma espécie de trampolim para promoções e arranjos de lugares para os amigos, familiares e afins.

4 comentários:

Orlanda Santos disse...

Boa noite prof.
Li com atenção o seu post e concordo consigo no que toca ao legado da Drª Emília Silva: na verdade deixou muita obra, foi uma grande gestora mas o que a fez perder foi o mau feitio dela e falo por experiência própria e como funcionária da Câmara. Nesse aspeto o Dr. José Luís Carneiro é uma pessoa muito humana e gentil para com os seus funcionários. O Dr. José Luís, para além de ter feito muito por Baião, também conquistou as pessoas coisa que a Drªa Emília não tinha jeito para fazer.E foi assim que perdeu, não pela obra que fez porque fez muita mas pela sua maneira de ser.Quanto ao Enf. Luis Sousa gosto muito dele como pessoa, acho-o muito humano e sensível, como político não o conheço bem.Perdoe-me este meu desabafo mas quis deixar aqui a minha sincera e humilde opinião. Beijinho e mais uma vez obrigada pelo livro :-)

Orlanda Santos disse...

Realmente a Drª Emilia Silva fez muita obra mas perdeu pelo seu mau feitio...falo por experiência própria.

Fernando Matos Rodrigues disse...

Bom dia D. Orlanada Santos,
Espero que esteja tudo bem aí por Baião, e as minhas sinceras felicitações para si. Porque ao longo destes anos a senhora foi sempre de uma grande amabilidade e disponibilidade para mim e para os meus alunos aí na biblioteca municipal. Sempre contamos com a sua colaboração nos nossos trabalhos aí realizados com o seu apoio e disponibilidade.
Em relação ao comentário na verdade tem quase toda a razão. A Dr Emília Silva rodeou-se de pessoas sem grande caracter e humanismo e isso levou a perseguições e a conflitos em sentido e sem nexo. Foi uma grande presidente mas descuidou a parte de relacionamento humano. O que lamento, pois, considero a Dr Emilia Silva uma senhora com valores e principios de trabalho e honestidade tão raros nos dias de hoje.
Claro, que o actual presidente de câmara Dr José Luís Carneiro teve essa forma mais inclusiva e integradora, mais humanista e solidária.
A Dr Emília Silva nunca teve um PSD culto e inteligente, humanista e solidário. E nesse sentido as coisas correram muito mal. O que lamento, pois fez um trabalho de grande qualidade. E era uma pessoa que amava e ama como ninguém Baião.
Com muita estima
do Prof. Matos

Nota: Quando for a Baião vou lhe deixar aí na biblioteca o meu ultimo estudo sobre o turismo em Baião e no Douro publicados recentement.

Orlanda Santos disse...

Boa noite prof. Matos.
Agradeço as suas amáveis palavras.
Claro que terei todo o gosto em receber mais uma das suas obras na Biblioteca Municipal a qual irá enriquecer o fundo bibliográfico da mesma.
Beijinho